i

A Revista Pedagogía Universitaria y Didáctica del Derecho mantém uma chamada aberta para artigos durante 2023, recebendo artigos em espanhol e português.

Convidamos os brasileiros a escrever nesta publicação que é QUALIS A1.

Proposta de sistematização dos elementos da pesquisa jurídica. Resultados de uma experiencia

Autores

  • Fatima Josefina El Fakih Rodríguez Universidad Católica de Temuco
  • Javier Enrique González Reinoza Universidad Católica de Temuco

Resumo

Na doutrina, a afirmação de que a lei pode ser examinada a partir de três categorias epistemológicas é aceita: os regulamentos que a reconhecem como regra de conduta; o factual, que explica a compreensão do Direito como um fato social e de valor, que entende o Direito como um sistema de valores segundo o qual as regras baseiam sua essência. Cada uma dessas áreas carrega a tinta em um modelo de pesquisa diferente, com elementos que variam de acordo com a área do conhecimento jurídico em que é desenvolvida. Como resultado das dissertações em uma aula de pesquisa jurídica, pertencente a um curso de primeiro ano da Faculdade de Direito da Universidade Católica de Temuco, surge uma proposta de sistematização teórica que tenta organizar a relação entre os elementos de pesquisa jurídica e as áreas do conhecimento jurídico, alcançando assim uma ferramenta didática para os alunos que começam a investigar, com base na importância da pesquisa como recurso epistemológico, gerando conhecimento e facilitando o processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Esta pesquisa é conceitual, comparativa e sistemática.

Palavras-chave:

Pesquisa jurídica, educação jurídica, elementos de pesquisa jurídica, epistemologia jurídica

Biografia do Autor

Fatima Josefina El Fakih Rodríguez, Universidad Católica de Temuco

abogada, graduada por la Universidad de los Andes, Mérida, Venezuela. Licenciada en Derecho, España. Magister Scientiae en Sociología Jurídica, por el Instituto Internacional de Sociología Jurídica (Oñati, España) y actualmente se encuentra en etapa de redacción y corrección de su Tesis Doctoral: “Límites del pluralismo jurídico. Una revisión al caso de Venezuela: ¿Fractura o aporía?”, bajo la Tutoría del Dr. Marco Aparicio Wilhelmi, en el programa de Doctorado en Derecho, economía y empresas de la Universitat de Girona, España. Es profesora emérita de la Escuela de Derecho, Facultad de Ciencias Jurídicas y Políticas de la Universidad de Los Andes y se desempeña actualmente como profesora del Departamento de Ciencias Jurídicas, Carrera de Derecho, Facultad de Ciencias Jurídicas, Económicas y Administrativas, Universidad Católica de Temuco.

Javier Enrique González Reinoza, Universidad Católica de Temuco

abogado, graduado con honores Magna Cum Laude por la Universidad de los Andes, Mérida, Venezuela. Magister Scientiae en Filosofía por la Facultad de Humanidades y Educación de la Universidad de Los Andes, Mérida, Venezuela. Actualmente se encuentra esperando fecha para la defensa de la Tesis Doctoral titulada: “La naturaleza, estructura y esencia de la Norma Jurídica. Una construcción de la Teoría de la norma desde el Derecho Natural”, bajo la dirección del Dr. Jacinto Valdez Martínez, en el programa de Doctorado en Derecho de la Universidad Panamericana de México. Actualmente se desempeña como Profesor asociado de la Escuela de Derecho. Facultad de Ciencias Jurídicas y Políticas de la Universidad de Los Andes, Mérida, Venezuela y como profesor en la   Carrera de Contaduría, Facultad de Ciencias Jurídicas, Económicas y Administrativas, Universidad Católica de Temuco.